ATENÇÃO!!

ATENÇÃO!!
Próxima exibição:
05 de Abril a partir das 9h
na Biblioteca Vila Floresta - R Parintins, 344 , Vila Floresta, Santo André - SP

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

DASTILBE CRANDALLI



Nome científico: Dastilbe crandalli
Local onde viveu: América do Sul
Tamanho: de 3 a 20 cm de comprimento
Época: Cretáceo, há 100 milhões de anos a.C
Dieta: Carnívora

NA EXPOSIÇÃOFóssil original proveniente da Chapadado do Araripe - CE

Esse peixe extinto, parente do atual "milk fish", era muito comum em rios do final da Era dos Dinossauros onde hoje é o Ceará, sendo seus fósseis muito fáceis de serem encontrados na região da Chapada do Araripe, e portanto, são fartamente contrabandeados (cabe lembrar que a legislação brasileira criminaliza a posse de fósseis nativos que não possuam autorização do DMPN - O exemplar da exposição, por exemplo, possui um código que indica sua posse legal). Atingiam diversos tamanhos e deviam ser a base de alimento dos pterossauros que habitavam a região. Aliás, sobre os tamanhos, é interessante observar o fato de que, antes, estavam classificadas várias espécies de Dastilbe, como o D. elongatus, por exemplo; no entanto, estudos posteriores revelaram que as supostas "espécies" de Dastilbe, na verdade, eram um único tipo de animal em estágios de crescimento diferente (o  "D. elongatus" era na verdade um exemplar jovem), e com isso, admite-se no momento apenas uma única espécie, a D. crandalli.

O Dastilbe é, na realidade, um dos primeiros peixes da configuração atual a aparecerem no planeta. Peixes como ele apareceram em meados da Era Mesozóica, a mesma era que é marcada pelo surgimento dos dinossauros e das aves. Gênesis 1:20, 21 e 22 diz que no mesmo "dia" (dia no tempo de Deus, que é diferente do nosso), o dia 5, Deus criou as aves, os peixes e os "monstros marinhos". Seria mera coincidência os dados da Era Mesozoica se encaixarem com o relato do Dia 5??

.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

EXPOSIÇÃO REALIZADA NO JARDIM SANTO ALBERTO - HISTÓRIA DA VIDA (2013)

A 5ª exibição da exposição História da Vida foi na biblioteca do Jardim Santo Alberto - Santo André - SP.
A exposição teve um acervo bem mais amplo que as anteriores, estando recheada de novidades. Dentre as novas atrações exibimos o dente de Megatubarão (Carcharocles megalodon), o escorpião-amarelo taxidermizado (o mais venenoso da América do Sul), um quadro mostrando detalhes da metamorfose de uma cigarra, e a principal: a sessão de antropologia evolutiva, mostrando cópias autênticas de crânios fósseis como o Homo erectus e o Homem de Neanderthal!

Réplica autêntica do maior exemplar de trilobita Dalmanites limulurus já encontrado.

Galeria da evolução humana - a nova sessão da exposição

O escorpião amarelo também é uma atração inédita na exposição