Nome científico: Tyrannosaurus rex
Tamanho: até 14 metros de comprimento
Época: Período Cretáceo, entre 90 e 65 milhões de anos atrás (término do 5º dia e início do 6º dia da Criação)
Localização: América do Norte
Dieta: Carnívora
NA EXPOSIÇÃO: dente fossilizado (réplica autêntica) e esqueleto na escala 1:7
NA EXPOSIÇÃO: dente fossilizado (réplica autêntica) e esqueleto na escala 1:7
Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. - Gn 1,21
Na Era Mesozóica existiram de fato grandes "monstros", os chamados Dinossauros. O mais famoso deles com certeza foi o Tiranossauro. Possante, com cerca de 14 metros de comprimento e 6 toneladas. Esse parente doVelociraptor, foi um dos maiores predadores terrestres do planeta, além de ter sido detentor de vários recordes: ele foi o dinossauro mais famoso, o dono do melhor olfato entre os dinossauros, e dono também da mordida mais possante entre eles. Toda a ferocidade desse dinossauro, com sua cabeça enorme munida de dentes afiados, contrastava com os braços, pequenos com apenas dois dedos funcionais. Na atualidade e até nos tempos bíblicos esse animal, dado seu aspecto, seria chamado de "monstro", aliás, não só ele mas qualquer outro dinossauro de porte considerável, como o perigoso Alossauro, parente distante do T.rex, que possuía 12 metros de comprimento.
No original em Hebraico, a expressão "monstros marinhos" de Gênesis 1:21 é Taninim, cuja tradução literal é dragões . A definição de "dragão" é réptil gigante, a mesma de dinossauro. Daí a interpretação de que Gn 1:21; se refere aos dinossauros. O povo hebreu não era um povo marítimo, de modo que qualquer criatura semelhante a um réptil gigante era tida como vinda do mar. Logo, o que diriam se vissem um Tiranossauro, por exemplo?
É importante ressaltar que os sete dias da criação são literais, porém não eram dias no nosso tempo (24hs), mas sete grandes períodos, e cinco deles antecederam o homem. Um dia para Deus pode ser mil anos para nós humanos (Salmo 90,4). Deus não está preso ao tempo linear passado-presente-futuro, pois o tempo também é uma criatura de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário