ATENÇÃO!!

ATENÇÃO!!
Próxima exibição:
05 de Abril a partir das 9h
na Biblioteca Vila Floresta - R Parintins, 344 , Vila Floresta, Santo André - SP

domingo, 11 de dezembro de 2011

JACARÉ COROA

Nome científico: Paleosuchus palpebrosus
Tamanho: até 1,5 metro de comprimento
Localização: Brasil
Dieta: Carnívora

NA EXPOSIÇÃO: miniatura de aprox. 40 centímetros de comprimento

Poderás tirar com anzol o leviatã, ou ligarás a sua língua com uma corda? Jó 41,1

Medonhos por natureza, os jacarés e crocodilos são ecologicamente importantes porque fazem o controle biológico de outras espécies animais ao se alimentarem daqueles indivíduos mais fracos, velhos e doentes, que não conseguem escapar de seu ataque. Também controlam a população de insetos e dos gastrópodes (caramujos) transmissores de doenças como a esquistossomose (barriga-d'água). Suas fezes servem de alimento a peixes e a outros seres vivos aquáticos.

O jacaré-coroa ou Paleosuchus é um aligátor (um tipo de jacaré com cauda curta e focinho robusto e comprido) é encontrado em grande parte na região amazônica, chegando a medir até 1,5 metros de comprimento. Acostumado a viver em regiões dos extremo dos lagos, rios e pantânos, o jacaré coroa sente-se atualmente ameaçado em grande parte desses habitats, que se tornam cada vez mais a mira de caçadores, interessados na sua carne e pele.

Quando jovem, o Paleosuchus alimenta-se de uma grande proporção de invertebrados terrestres, se comparado a outras espécies de jacarés. Desde pequeno, o jacaré-coroa alimenta-se também de vertebrados terrestres e, quando adulto, passa a comer mamíferos, cobras e peixes. Apesar de ser um dos menores crocodilianos da atualidade, o Paleosuchus também é tão feroz quanto seus parentes maiores, como o crocodilo-do-nilo, muito comum no Oriente Médio.

Em Jó 41 é feita a descrição de um animal similar a um jacaré, tão possante quanto um jacaré da atualidade, pois mesmo o paleossuco pode representar um perigo pra quem o enfrenta. Não sabemos que animal era em específico, mas uma coisa é certa: é tolice alguém achar que pode enfrentar Deus, quando tem medo de enfrentar até mesmo uma criatura como um jacaré. Quanto mais poderoso é Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário