ATENÇÃO!!

ATENÇÃO!!
Próxima exibição:
05 de Abril a partir das 9h
na Biblioteca Vila Floresta - R Parintins, 344 , Vila Floresta, Santo André - SP

quinta-feira, 11 de julho de 2013

BORBOLETA CORUJA




Nome científico: Caligo eurilochus
Tamanho: 17 centímetros de envergadura alar
Localização: América do Sul
Dieta: herbívora

NA EXPOSIÇÃO: Espécime taxidermizado

Sendo a maior borboleta brasileira, a Cáligo ou Borboleta-coruja é uma borboleta que voa sempre ou ao nascer ou ao pôr do sol, com um padrão de cor de asas que o torna ímpar. O mais curioso dela, porém, é o fato dessa espécie ser uma “mestra dos disfarces"... Pousada num arbusto, ela pode ser facilmente confundida com uma folha. Mas se um pássaro esfomeado se aproximar, ela projeta o abdômen para cima, abre bem as asas de 17 centímetros (de uma ponta à outra) e deixa aparecer dois grandes olhos. À essa altura, o predador já voou para longe. O golpe deu certo e a Borboleta-coruja se livrou de virar almoço. Sua capacidade de imitar a coruja deu-lhe esse nome - a coruja é um dos maiores inimigos dos pequenos animais!

Imitar não parece ser uma proposta agradável para quem prefere ser autêntico. Mas você já percebeu que a vida hoje é feita de imitação e de imitadores? De tudo. Roupas, calçados, diversão e até comida. Mesmo sem querer imitar, imitamos porque somos quase forçados a isso pela indústria do consumo, que por sua vez, criou uma sociedade de consumo, que somos nós. E essa indústria que faz coisas em série só tem sucesso porque ela mesma se encarrega de criar necessidades. Se todos acham que precisam de uma coisa, então todos compram a mesma coisa. Sem pensar, imitamos algo ou alguém.

A proposta de Deus, porém, é que sejamos imitadores de Cristo. E o que significa isso? Usar barbas e cabelos compridos? Não se trata de mimetismo físico, ou de assumir a aparência de alguém. Somos imitadores de Cristo quando escolhemos, como Ele, fazer a vontade de Seu Pai.

Toda vez que abrimos mão de nossos desejos e preferimos fazer a vontade de Deus como expressa em Sua palavra, estamos sendo imitadores de Cristo. Isso acontece quando, por exemplo, somos convidados a ir a um lugar onde sabemos que nosso anjo vai ficar de fora e, por esse motivo, rejeitamos o convite. E se você quiser fazer como a Borboleta-coruja, exponha o motivo de sua recusa. Use a Bíblia. O predador vai sumir de sua vida. "Saber e não fazer, ainda não é saber." - Provérbio Oriental.


Baseado em: http://www.deolhonasorigens.com.br/inspiracao/naturezaviva/2k20116.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário