
Nome científico: Oxyrhoppus guibei
Tamanho: 35 centímetros de comprimento ou mais
Época: Holoceno
Local onde vive: América do Sul
Dieta: Carnívora
NA EXPOSIÇÃO: Espécime real conservado em formol
"Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: "é assim que Deus disse: não comereis de toda árvore do jardim?" - Gênesis 3:1
Entre os animais, as serpentes são os que mais provocam uma repulsa natural em quase todo o mundo. São astutas e rápidas. Fazer diferença entre uma serpente não venenosa e uma serpente peçonhenta não é tarefa fácil. As exceções às regras são muitas e as semelhanças também.
Uma regra diz que a cabeça chata e triangular é característica marcante das serpentes venenosas. Entretanto, há cerca de 14 espécies de corais venenosas que não seguem essa regra. As não venenosas têm cabeça estreita e alongada. Mas as sucuris, jibóias, salamantas e a ararambóia têm cabeça triangular.
Olhos pequenos com pupila em fenda vertical é marca das venenosas, mas outra vez as corais (do gênero Micrurus) aparecem para quebrar a regra. Apesar de venenosas, apresentam a pupila redonda. Pupila circular e olhos grandes pertencem às não venenosas, mas há vários gêneros que têm olhos pequenos e pupila em fenda vertical e não são venenosas.
Até a fosseta lacrimal, entre as narinas e os olhos, uma marca segura de que a serpente é venenosa, não aparece nas corais peçonhentas. As corais, aliás, são as que oferecem maior dificuldade de distinção. É preciso ser especialista para fazer a diferença entre a verdadeira e a falsa.
Ao se aproximar de Eva no paraíso, Lúcifer, transformado em serpente, fez o que gosta de fazer: misturou a verdade e a mentira. E apesar de saber que um inimigo rondava o jardim, Eva não conseguiu reconhecê-lo em trajes de serpente. Lúcifer perguntou: "É assim que Deus disse: não comereis de toda árvore do jardim?" Não foi isso o que Deus falou a Eva. Ela foi advertida quanto a não comer do fruto de uma única árvore. Só uma. E disse a Adão!
Lúcifer misturou as árvores e os frutos do jardim e confundiu a cabeça da mulher. Derrotada, só lhe restou ser vítima da sedução da serpente. O jogo da serpente é o jogo do falso e do verdadeiro. Essa mistura é fatal. Lúcifer nunca chega mostrando o erro. Sempre o disfarça com a verdade. Se encontrar uma cobra coral, não tente descobrir se é venenosa ou não. Por precaução, todas as cobras corais devem ser consideradas venenosas. Apegue-se à palavra de Deus. Só assim você estará plenamente seguro.
Baseado em: http://www.deolhonasorigens.com.br/inspiracao/naturezaviva/2k20415.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário